CAMPANHA COLETA DE LIXO ORGÂNICO

Após ser atropelada, anta ‘aguarda por resgate’ às margens de estrada vicinal, entre Osvaldo Cruz (SP) e Salmourão (SP) — Foto: Polícia Militar Ambiental
Após ser atropelada, anta ‘aguarda por resgate’ às margens de estrada vicinal, entre
Osvaldo Cruz (SP) e Salmourão (SP) — Foto: Polícia Militar Ambiental

Uma anta brasileira (Tapirus terrestris) foi atropelada, nesta quinta-feira (15), na Estrada Vicinal SPA-571, que liga o município de Osvaldo Cruz (SP) ao de Salmourão (SP). Após ser acionada, a Polícia Militar Ambiental chegou até o local e se deparou com o animal silvestre às margens da via. Ele estava ferido e não tinha condições de se locomover.

Na ocasião, os militares solicitaram apoio da Concessionária Eixo-SP, responsável pelo trecho, que enviou equipes de apoio ao resgate, além de um médico veterinário. O animal foi contido e sedado com uma medicação ministrada pelo profissional. Depois disso, foi levado até a Associação Protetora dos Animais Silvestres de Assis (Apass) para receber os primeiros cuidados da equipe médica veterinária. Assim que estiver em condições, a anta será devolvida à natureza, conforme a Polícia Ambiental.

Animal foi atropelado nesta quinta-feira (15), na Estrada Vicinal SPA-571 — Foto: Polícia Militar Ambiental
Animal foi atropelado nesta quinta-feira (15), na Estrada Vicinal SPA-571 — Foto: Polícia Militar Ambiental


 

Anta foi levada até a Associação Protetora dos Animais Silvestres de Assis (Apass) para receber os primeiros cuidados  — Foto: Polícia Militar Ambiental
Anta foi levada até a Associação Protetora dos Animais Silvestres de Assis (Apass)
para receber os primeiros cuidados — Foto: Polícia Militar Ambiental

‘Jardineira das florestas’

Conforme informações do Instituto de Pesquisas Ecológicas, a anta é o maior mamífero terrestre da América do Sul e sua presença é essencial para a formação e manutenção da biodiversidade dos habitats em que ela ocorre.

Herbívoros, esses mamíferos se alimentam de grandes quantidades de frutos de diversas espécies vegetais e são excelentes dispersores de sementes, motivos que a levam a ser conhecida como “jardineira das florestas”.

Esses animais enfrentam inúmeras ameaças que a deixam em sério risco de extinção, como perda e fragmentação de habitat, incêndios, atropelamentos em rodovias, caça ilegal e contaminação por pesticidas.

De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a espécie está em perigo nas regiões de Mata Atlântica, bioma predominante no Oeste Paulista.

Conhecido como ‘jardineiro das florestas’, animal silvestre desempenha papel fundamental na dispersão de sementes — Foto: Polícia Militar Ambiental
Conhecido como ‘jardineiro das florestas’, animal silvestre desempenha papel fundamental
na dispersão de sementes — Foto: Polícia Militar Ambiental

unidade de hidratação

Compartilhe:

Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp


Participe dos nossos grupos

Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.

Instagram